segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Um livro que a mamã quer: 1, 2, 3, uma colher de cada vez!

1, 2, 3 Uma Colher de Cada Vez


Trata-se dum verdadeiro guia com mais de 150 receitas para crianças dos 4 meses aos 3 anos, acompanhado ainda da mais variada e útil informação acerca duma alimentação saudável nos primeiros tempos de vida.
Acaba de ser editado pela Difel, o livro que faltava para os pais que desejam o melhor para os seus filhos. 1, 2, 3 uma colher de cada vez tem a autoria de João Breda e Maria Antónia Peças e ainda a supervisão a cargo da pediatra Dra. Carla Rego. Trata-se dum verdadeiro guia com mais de 150 receitas para crianças dos 4 meses aos 3 anos, acompanhado ainda da mais variada e útil informação acerca duma alimentação saudável nos primeiros tempos de vida, tais como: as necessidades alimentares das crianças, higiene e conservação dos alimentos, equipamentos e tudo o que deve saber sobre frutos e vegetais. Uma obra indispensável que já se encontra disponível nos pontos de venda habituais.

Todos os pais desejam o melhor para os seus filhos, o que inclui certamente aquilo que comem. Mas também é verdade que cada vez se torna mais difícil conciliar no dia-a-dia as exigências profissionais dos adultos com as necessidades das crianças. A falta de tempo é um factor determinante na qualidade da alimentação, pelo que todas as ajudas na preparação das refeições devem ser vistas com bons olhos.

Por pensarmos poder contribuir para uma alimentação infantil mais correcta e diversificada, juntámos esforços e aqui deixamos um guia de orientações nutricionais com mais de 150 receitas para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, dividido pelas etapas que consideramos mais relevantes em função das possibilidades de introdução dos alimentos.

Com um pouco de organização, alguma criatividade e a ajuda deste guia, qualquer mãe ou pai conseguirá facilmente preparar, cozinhar e mesmo congelar um mês inteiro de refeições -em apenas uma ou duas horas -e ficar com tempo livre para gozar os seus filhos em vez de o gastar na cozinha.

Acima de tudo, é nossa intenção fornecer alternativas gastronómicas de fácil confecção mas que proporcionem às crianças uma alimentação saudável e segura.

A obra está organizada por 5 etapas:


Dos 4 aos 6 meses
Dos 6 aos 9 meses
Dos 9 aos 12 meses
Dos 12 aos 24 meses
Dos 2 aos 3 anos

E foi construída de acordo com as capacidades nutricionais de cada uma destas etapas. Assim, para cada fase, existem sempre enquadramentos elaborados pelo nutricionista João Breda e um conjunto de receitas adequado.

Para um maior rigor foi pedida a colaboração da pediatra Carla Rego para uma supervisão da obra.

João Breda é licenciado em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto, Mestre em Saúde Comunitária pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, docente universitário e professor na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Pai de dois filhos.

Maria Antónia Peças frequentou o curso de artes gráficas da Escola Secundária de António Arroio, é técnica de produção de livros desde 1984 e mãe de dois filhos.