terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Será que o meu filho é uma criança hiperativa?

Cada vez estou mais preocupada. E atenta, claro.

 Desde sempre considerei que o meu rebento era um bebé super distraido, hiperagitado, desconcentrado,com um sono muito agitado mas como ao mesmo tempo sempre se foi mostrando muito doce, querido e principalmente por ser tão pequeno, fui relativizando os factos, quer os que eu ou a familia observavamos, quer as "queixas" efetuadas desde logo na creche:
O santiago é um bebé, agora menino com 2 anos e meio que vive no mundinho dele, não se relaciona com os outros meninos, não por incapacidade, simplesmente porque está sempre speedado e distraido com factores externos, seja numa actidadae de sala ou numa actividade individual. Um simples contar de história para ele é um suplicio, primeiro porque não consegue ficar mais de 2 minutos sentados com atenção, depois porque fica antes "viajando" na sua cabeça, sem ligar nenhuma á educadora, por exemplo. Tambem tem dificuldades na linguagem, só agora começa a falar, mas só o faz mais quando está comigo, na sala de aula ou noutro grupo prefere ficar aos saltos, a mexer em tudo, com dificuldade em parar, mesmo após lhe ser pedido por milkhesimas vezes. Quando pára, fica a mexer ora nas mãos ora nos pés, a coçar-se a fazer barulhinhos com a boca ou outra coisa qualquer. Parece mesmo ter o "bicho carpinteiro".
não sei se é defeito da profissão, pois sou psicóloga de formação, mas tento enquadra-lo num quadro especifico, por outro lado parece que tenho medo do diagnóstico e talvez isso me faça evitar procurar outro profissional da área, desculpando-me a mim propria que ainda é cedo, que o menino nasceu muito precocemente, 3 meses antes do previsto (grande prematuro), que cada criança é uma criança, blá blá blá e assim vou passando o tempo, mas a minha angustia como mãe aumenta a cada queixa ou observação de "não" normalidade, vulgo vulgaridade, observada no Santiago, pela creche.
Aqui está uma definição que achei, bem resumida, do conceito de hiperatividade e deficit de atenção, para que possamos analisar em conjunto:

A criança hiperativa ou a hiperatividade pode ser definida como um déficit de atenção (TDAH) e pode afetar tanto crianças, como adolescentes e até mesmo adultos. Os sintomas da hiperatividade são vários e podem ser brandos ou até mesmo graves. A hiperatividade pode ainda incluir outros problemas como problemas de linguagem e habilidades motoras. Mas, apesar de todos esses problemas, geralmente uma criança hiperativa tem uma inteligência maior que a média das crianças da mesma idade. É apenas preciso que os pais, os professores e pessoas com as quais a criança convive saibam como lidar com essa hiperatividade da criança.
Não é raro os pais das crianças receberem reclamação dos professores porque a criança tem falta de atenção nas aulas, é impulsivo, tem uma emoção muito instável e até mesmo não é possível controlar as crianças com facilidade.
Por muitas vezes os pais das crianças hiperativas podem confundir o comportamento agitado das crianças como malcriação ou até mesmo desobediência; é por isso mesmo que a hiperatividade demora muito a ser diagnosticada corretamente. Quanto mais se demorar em diagnosticar a hiperatividade, mais tarde o tratamento começará e maiores danos a criança já terá sofrido; pois a incapacidade de aprender, de se relacionar com os colegas, de prestar atenção a uma aula a deixará aflita e sem entender porque não consegue realizar determinadas tarefas que outras crianças conseguem.
Quando bem tratada e orientada, o comportamento da criança hiperativa consegue ser canalizada de forma correta e ela aprende a distribuir toda a sua energia para atividades benéficas e construtivas ao invés de usar a rebeldia para chamar a atenção.

O importante é que os pais levem os seus filhos a um terapeuta quando começam a perceber que a criança está se comportando mal até mesmo para os limites estabelecidos por você. E junto a isso, sempre há a queixa dos professores que não conseguem fazer com que ele fique comportado na sala de aula. NBeste caso especifico apenas me refiro aos educadores e auxiliares de creche, devido á idade.
Antes mesmo do diagnostico definitivo, os pais das crianças hiperativas devem ter alguns cuidados para tentar amenizar essa situação, como por exemplo, dar uma atenção maior a criança quando ela estiver em casa; não colocar rótulos na criança como mal-criada ou sem jeito. A criança hiperativa não faz isso porque quer, e sim porque não consegue canalizar a sua energia.
E por último, tente estabelecer e fazer valer as regras de comportamento sempre que a criança está fora de casa ou até mesmo em casa e você perceber que ela vai extrapolar os limites.

Sintomas relacionados ao deficit de atenção:

- Não prestar atenção a detalhes;
- ter dificuldade para concentrar-se;
- não prestar atenção ao que lhe é dito;
- ter dificuldade em seguir regras e instruções;
- desvia a atenção com outras atividades;
- não terminar o que começa;
- ser desorganizado;
- evitar atividades que exijam um esforço mental continuado;
- distrair-se facilmente com coisas alheias ao que está fazendo;
- esquecer compromissos e tarefas;
- problemas financeiros;
- tarefas complexas se tornam entediantes e ficam esquecidas;
- dificuldade em fazer planejamento de curto ou de longo prazo.

Os sintomas relacionados à hiperatividade/impulsividade:

- ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado;
- não permanecer sentado por muito tempo;
- pular, correr excessivamente em situações inadequadas;
- sensação interna de inquietude;
- ser barulhento em atividades lúdicas;
- ser muito agitado;
- falar em demasia e sem pensar no que vai dizer;
- responder às perguntas antes de concluídas;
- ter dificuldade de esperar sua vez;
- intrometer-se em conversas ou jogos dos outros;


o meu filho apresenta a maioria destes sinais e os poucos que não assina-lo podem prender-se com o factor idade, não esquecendo que ainda tem 2 anos e meio.hiperatividade, defic de atencd